Concluídos

Avaliação de Eficiência Técnica na Cultura Canavieira 2013 – 2015
 

Descrição: Em um ambiente em que a competição tende a ficar cada vez mais acirrada, avaliar o desempenho de organizações e intervir para eliminar as atividades que não agregam valor aos produtos são condições indispensáveis para que qualquer empresa moderna esteja em vantagem perante a concorrência. A abordagem Data Envelopment Analysis (DEA) ou Análise Envoltória de Dados vem se destacando como importante ferramenta para avaliar a eficiência relativa de organizações. Essa abordagem calcula a eficiência relativa e compara as unidades entre si, identificando aquelas de melhor desempenho, uma vez que estas serão benchmarks ou parceiras de excelência para as unidades ineficientes. Diante do exposto, a principal pergunta de pesquisa a ser abordada neste estudo é ?como avaliar o desempenho relativo das propriedades canavieiras, utilizando a abordagem Análise Envoltória de Dados?? O objetivo deste estudo é construir um modelo para avaliar a eficiência produtiva de fazendas de cana-de-açúcar, utilizando a Análise Envoltória de Dados.. 
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . 

Integrantes: Carlos Ernani Fries – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina

LogGlobal – Improving Global Supply Chains (BRAGECRIM) 2012 – 2013
 
Descrição: O projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Bremen, Alemanha, tem como objetivo o desenvolvimento de conceitos, métodos e tecnologias que contribuam para a integração manufatura-logística nas cadeias de suprimentos.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Carlos Ernani Fries  / Mônica Maria Mendes Luna – Coordenador / Antônio Galvão Naclério Novaes / Carolina Luisa dos Santos Vieira / Ricardo Rabelo.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

PELT-SC – Plano Estadual de Logística e Transporte 2011 – 2013
 
Descrição: Projeto técnico desenvolvido por equipe de pesquisadores da UFSC e consultores externos com o objetivo de elaborar um diagnóstico da situação atual da logística e transporte de cargas do Estado de SC e planos de intervenção que comporão uma carteira de projetos estratégicos.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Carlos Ernani Fries / Sérgio Fernando Mayerle / Mônica Maria Mendes Luna – Coordenador / Dmontier ARAGÃO JÚNIOR / Antonio Galvao Novaes / Carolina Luisa dos Santos Vieira / Daniel BOUDOUIN.

Avaliação do Desempenho Logístico 2008 – 2011
 
Descrição: desenvolver metodologias e ferramentas de aplicação que permitam a Medição do Desempenho de Sistemas Logísticos e de Cadeias de Suprimentos, tanto no setor industrial como no varejista, considerando também as interfaces da Cadeia (transportes e Operadores Logísticos), bem como questões de Competências, Benchmarking, e de Plataformas Logísticas, assim como da modelagem matemática necessária para o tomada das decisões que sustentem os aspectos anteriores.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . 

Integrantes: Carlos Ernani Fries / Mônica Maria Mendes Luna / Dmontier ARAGÃO JÚNIOR / Antônio Galvão Naclério Novaes – Coordenador / Helena Carolina Medeiros / Vanina Durski da Silva / Hobed Rosa / Paulo Juliano Burin / Edson Bez.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Análise de Eficiência de Assentamentos da Reforma Agrária 2006 – 2007
 

Descrição: Esta pesquisa visa analisar a questão da eficiência de assentamentos de reforma agrária no Brasil. Considerando os assentamentos realizados nos últimos 25 anos, não mais que 10% destes deixam de ser tutelados pelo INCRA. Ou seja, a grande maioria não consegue ser inserido na economia de mercado sem depender do suporte de órgãos governamentais, indicando que a política de assentamentos pode ser considerada ineficiente do posto de vista econômico. No entanto, a pequena porcentagem de assentamentos bem sucedidos indica que devem existir fatores que promovem mais facilmente assentamentos assim ditos eficientes pois conseguem se inserir na economia de mercado com relativo sucesso. A análise destes fatores e a intensidade com que estes deveram ser operados pode indicar um caminho para promover um incremento na eficiência daqueles assentamentos ineficientes. A análise de eficiência pode ser feita baseada em procedimenos estatísticos e/ou modelos matemáticos de programação linear, mais conhecidos com modelos DEA (Data Envelopment Analisys), ou Análise de Envelopamento de Dados. O trabalho será aplicado considerado dados relativos aos assentamentos dos 3 estados do Sul do Brasil, com os quais espera-se extrapolar condições para os demais assentamentos do Brasil. 

Integrantes: Carlos Ernani Fries – Coordenador / Leonardo Melgarejo.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina

Network Effects and Systemic Risk in the Banking Sector 2013 – 2014
 
Descrição: To add to our empirical knowledge of the structure and topology of the network of financial connections between financial institutions and, if possible, to extract its prevalent characteristics or (as economists call it) its ?stylized facts?1; To expand existing models to add more relevant channels of cross-influence beyond interbank credit. For instance, banks are also connected (in sometimes complicated ways) via their derivative positions, by overlap of portfolio composition, by joint exposure to the same creditors etc. The aim, then, would be to study potential contagion effects via multiple channels in what is called a multiplex (multi-dimensional) network structure; To add behavioral aspects and dynamics to the so far static and mechanical structure of interbank network models. Such models would make it possible to study endogenous adjustments of market participants that go beyond a mechanical transmission of shocks via losses, and would hopefully allow understanding the dynamic process behind the formation of the very particular network structure in the financial sector. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Ricardo Faria Giglio / Thomas Lux – Coordenador.

 

Balanceamento de Cargas em Redes secundárias de Distribuição de Energia Elétrica 2002 – 2003

Descrição: Este projeto tem por objetivo desenvolver um sistema de apoio à decisão aos projetistas de redes de distribuição, visando o melhor aproveitamento dos recursos existentes nas redes secundárias, obtido através da redistribuição das cargas (unidades consumidoras) nas fases do sistema, ou seja, através do balanceamento das redes. Para o estudo do balanceamento são considerados múltiplos critérios (queda relativa de tensão; desequilíbrio no transformador; carregamento no transformador, perdas elétricas relativas e número máximo de trocas de fases) que compõem a função multi-objetivo. Os conceitos da Lógica Difusa são utilizados por permitirem a consideração de múltiplos critérios, para a avaliação de soluções eficientes. Dentre as soluções eficientes, a determinação da alternativa de máximo grau de adequação aos critérios utilizados é obtida com a aplicação de um algoritmo de busca genética. O ambiente geo-referenciado apresentado pelo sistema de apoio permite ao usuário resolver o problema de forma automática ou iterativa..

Integrantes: Sérgio Fernando Mayerle – Coordenador / Jorge Coelho / Ana Barbara Knolseisen.
Financiador(es): Centrais Elétricas de Santa Catarina – Auxílio financeiro.