Concluídos
Descrição: Em um ambiente em que a competição tende a ficar cada vez mais acirrada, avaliar o desempenho de organizações e intervir para eliminar as atividades que não agregam valor aos produtos são condições indispensáveis para que qualquer empresa moderna esteja em vantagem perante a concorrência. A abordagem Data Envelopment Analysis (DEA) ou Análise Envoltória de Dados vem se destacando como importante ferramenta para avaliar a eficiência relativa de organizações. Essa abordagem calcula a eficiência relativa e compara as unidades entre si, identificando aquelas de melhor desempenho, uma vez que estas serão benchmarks ou parceiras de excelência para as unidades ineficientes. Diante do exposto, a principal pergunta de pesquisa a ser abordada neste estudo é ?como avaliar o desempenho relativo das propriedades canavieiras, utilizando a abordagem Análise Envoltória de Dados?? O objetivo deste estudo é construir um modelo para avaliar a eficiência produtiva de fazendas de cana-de-açúcar, utilizando a Análise Envoltória de Dados..
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Carlos Ernani Fries – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina
Integrantes: Carlos Ernani Fries / Mônica Maria Mendes Luna – Coordenador / Antônio Galvão Naclério Novaes / Carolina Luisa dos Santos Vieira / Ricardo Rabelo.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
Descrição: Projeto técnico desenvolvido por equipe de pesquisadores da UFSC e consultores externos com o objetivo de elaborar um diagnóstico da situação atual da logística e transporte de cargas do Estado de SC e planos de intervenção que comporão uma carteira de projetos estratégicos.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Carlos Ernani Fries / Sérgio Fernando Mayerle / Mônica Maria Mendes Luna – Coordenador / Dmontier ARAGÃO JÚNIOR / Antonio Galvao Novaes / Carolina Luisa dos Santos Vieira / Daniel BOUDOUIN.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) .
Integrantes: Carlos Ernani Fries / Mônica Maria Mendes Luna / Dmontier ARAGÃO JÚNIOR / Antônio Galvão Naclério Novaes – Coordenador / Helena Carolina Medeiros / Vanina Durski da Silva / Hobed Rosa / Paulo Juliano Burin / Edson Bez.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Descrição: Esta pesquisa visa analisar a questão da eficiência de assentamentos de reforma agrária no Brasil. Considerando os assentamentos realizados nos últimos 25 anos, não mais que 10% destes deixam de ser tutelados pelo INCRA. Ou seja, a grande maioria não consegue ser inserido na economia de mercado sem depender do suporte de órgãos governamentais, indicando que a política de assentamentos pode ser considerada ineficiente do posto de vista econômico. No entanto, a pequena porcentagem de assentamentos bem sucedidos indica que devem existir fatores que promovem mais facilmente assentamentos assim ditos eficientes pois conseguem se inserir na economia de mercado com relativo sucesso. A análise destes fatores e a intensidade com que estes deveram ser operados pode indicar um caminho para promover um incremento na eficiência daqueles assentamentos ineficientes. A análise de eficiência pode ser feita baseada em procedimenos estatísticos e/ou modelos matemáticos de programação linear, mais conhecidos com modelos DEA (Data Envelopment Analisys), ou Análise de Envelopamento de Dados. O trabalho será aplicado considerado dados relativos aos assentamentos dos 3 estados do Sul do Brasil, com os quais espera-se extrapolar condições para os demais assentamentos do Brasil.
Integrantes: Carlos Ernani Fries – Coordenador / Leonardo Melgarejo.
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ricardo Faria Giglio / Thomas Lux – Coordenador.
Balanceamento de Cargas em Redes secundárias de Distribuição de Energia Elétrica 2002 – 2003
Integrantes: Sérgio Fernando Mayerle – Coordenador / Jorge Coelho / Ana Barbara Knolseisen.
Financiador(es): Centrais Elétricas de Santa Catarina – Auxílio financeiro.